O evento pioneiro em criar uma plataforma que fomenta a pesquisa e o debate sobre desafios e soluções sustentáveis dentro do sistema da moda.

Sobre o Fórum

O Fórum Fashion Revolution (FFR) foi a primeira plataforma do país criada exclusivamente para fomentar a pesquisa e o debate sobre desafios e soluções sustentáveis dentro do sistema da moda. O projeto que existe desde 2018, abre a cada ano no mês de maio, um edital para submissão de ensaios teóricos (textos) e ilustrações sobre os temas da campanha global anual do Fashion Revolution. Os ensaios aprovados são apresentados em evento que acontece em outubro e publicados em e-book digital, as ilustrações aprovadas são expostas no local do evento.

Os projetos escritos submetidos são avaliados pelo Comitê Científico, composto dos 30 mais ilustres acadêmicos e pensadores de moda e sustentabilidade de todo território nacional. Os projetos de ilustração são avaliados pelo Comitê Avaliador, composto de 10 representantes ilustres do mercado de design nacional.

Ao encorajar estudos aprofundados, por meio de diferentes abordagens metodológicas e filosóficas, o Fórum visa colocar o Brasil como eixo gerador de conhecimento, no contexto nacional e global.

Como uma forma de aprofundar a produção de conhecimento em moda e sustentabilidade brasileiro e a relevância do projeto, em 2023 aconteceu a primeira edição da Escola de Moda Decolonial Fórum Fashion Revolution, como uma forma de aprofundar a produção de conhecimento em moda e sustentabilidade brasileiro e a relevância do projeto. Foram realizadas 14 aulas gratuitas com o objetivo de ampliar o debate e o pensamento crítico, decolonial e diverso. Estimulando que os participantes pesquisem, analisem informações e elaborem ensaios teóricos e ilustrações, orientados para a submissão do edital FFR, na integração inclusiva de saberes científicos e populares, ancestrais e regenerativos. 

O lançamento do Edital para inscrições na Escola de Moda Decolonial 2024 acontecerá dia 11 de Abril de 2024 e do Edital para submissões de trabalho para o Fórum Fashion Revolution 2024 em maio.

Volume V

2023

Previous editions

Volume IV

2022

Volume III

2020

Volume II

2019

Volume I

2018

Do something: Support Fashion Revolution Brazil!

Your donation strengthens us

Consider making a financial donation to the Fashion Revolution Brazil. Your donation will also contribute to the expansion of our movement, which aims to diversify, inform, mobilise communities and bring together people and organisations across the country to take collective action to address the systemic challenges of the fashion industry.

en_USEnglish