Sobre o Índice de Transparência da Moda Brasil
O Índice de Transparência da Moda Brasil é uma análise de grandes marcas e varejistas que operam no mercado brasileiro, classificadas de acordo com a quantidade de informações disponibilizadas publicamente sobre suas políticas, práticas e impactos sociais e ambientais, em suas operações próprias e em suas cadeias de fornecimento.
Por quê transparência importa?
A indústria da moda é responsável por diversos abusos de direitos humanos e pela degradação ambiental. Sua cadeia de fornecimento é altamente globalizada, complexa, obscura e carece de regulamentações. Essa falta de visibilidade permite o surgimento de condições de trabalho exploratórias, precárias e inseguras além de danos ambientais, ao mesmo tempo que encobre a responsabilização de quem tem o verdadeiro poder de corrigir esses problemas.
O Índice é uma ferramenta para pressionar e incentivar as maiores marcas de moda a serem transparentes sobre seus impactos socioambientais. Ao jogar luz nos lugares e condições em que nossas roupas são feitas, é possível resolver os problemas de forma mais rápida e colaborativa. Quando as marcas divulgam informações publicamente, isso permite que qualquer pessoa examine as suas divulgações, responsabilize-as e defenda mudanças positivas.
Sem transparência não é possível proteger as pessoas vulnerabilizadas e a Natureza.
Edições anteriores
índice de transparência da moda brasil
2022
índice de transparência da moda brasil
2021
índice de transparência da moda brasil
2020
índice de transparência da moda brasil
2019
índice de transparência da moda brasil
2018
índice de transparência da moda brasil
2017
Faça algo: apoie o Fashion Revolution Brasil!
Sua doação nos fortalece
Considere fazer uma doação financeira para o Instituto Fashion Revolution Brasil. Sua doação também contribuirá para a expansão do nosso movimento, que tem como objetivo diversificar, informar, mobilizar comunidades e reunir pessoas e organizações em todo o país a fim de realizar ações coletivas para enfrentar os desafios sistêmicos da indústria da moda.