Sobre a semana

A Semana Fashion Revolution é uma campanha global anual e coletiva, para conscientizar sobre questões sociais e ambientais na indústria da moda, e qualquer pessoa pode participar!

São 10 dias de ações voluntárias ativistas e simultâneas no mundo todo! 

Originada como uma resposta ao desabamento trágico do edifício Rana Plaza, em Bangladesh em 2013, a campanha refoça a necessidade urgente de transformações na moda. 

De 15 a 24 de abril de 2024, convidamos todas as pessoas a promoverem ações ativistas pelo país: seja voluntário, a seguir veja como.

Promova atividades presenciais e campanhas nas redes sociais para envolver cidadãos, varejistas e produtores, designers e consumidores, promovendo a transparência, a ética e a sustentabilidade em toda a cadeia da moda. 

Vamos questionar as práticas convencionais da indústria e impulsionar mudanças em direção a um modelo mais justo, seguro e ecologicamente responsável.

Junte-se a nós, promova um evento e questione suas marcas de moda favorita com uma simples e poderosa pergunta: #QuemFezMinhasRoupas

QUALQUER PESSOA PODE REVOLUCIONAR A MODA

no Fashion

Revolution

Mapa de Ações: 

programação completa

Seja ativista pela revolução da moda.

Organize uma ação voluntária e cadastre aqui para incluí-la no Mapa de Ações e na agenda oficial.

Veja dicas de ações a seguir.

ideias sugeridas pelo fashion revolution brasil

Imprima e cole cartazes ativistas

  • Veja opções de cartazes prontos AQUI
  • Imprima somente o necessário.
  • Encontre um local com permissão para colocar.
  • Faça tudo em segurança e divirta-se.
  • Fotografe sua ação e nos envie fotos e vídeos salvando elas AQUI.

Cine-debate ou Bate papo

Organize a exibição de algum desses  filmes  em sua escola, trabalho ou até uma sessão em família. Siga com uma sessão de bate papo sobre o tema.

Explore temas do Manifesto , convide especialistas locais pensando de maneira inclusiva e com diversidade. 

Feira ou Encontro de Troca

Vamos dar vida às peças que estão paradas nos armários e promover um espaço para repensar o consumo sem envolver dinheiro.

Vale também troca de tecidos, aviamentos etc.

Veja dicas AQUI.

Honre essa prática antiga na rotina dos grupos mais afetados pela desigualdade social.

Ensine algo! Organize oficinas e aulas 

Ensine habilidades revolucionárias: ajustes de roupa, tingimento natural, upcycling, criação de comunidades, direitos dos trabalhadores, práticas para discursos, advocacy entre outras.

Organize sua própria oficina gratuita e fortaleça outros ativistas. ensine o que você sabe, ou mobilize voluntários para ensinarem.

Docentes: atuem em sala de aula

Se você é docente, use a sala de aula para estimular o pensamento crítico sobre a moda.

Aplique as atividades do Manual EDUCAR PARA REVOLUCIONAR com seus alunos e alunas.

estudantes:  bandeira de retalhos

Junte alunos e alunas para cocriar uma bandeiras feitas a partir de resíduos têxteis (retalhos descartados em salas de aula ou coletados em confecções antes que sejam jogados no lixo).

Veja exemplos AQUI.

Confira o tamanho da campanha

120

cidades

25

estados

600

eventos

Destaques

19 de Abril

Desenvolvimento de produto com retalhos tÊxtil

São Paulo

Nesta ação, iremos desenvolver a longo prazo uma pelúcia infantil (para a Timirim) feita de retalhos de tecidos de nossas estampas em parceria com a empresa Recorte Textil e a Associação Reciclázaro e suas costureiras....
Ver detalhes

17 de Abril

Moda na Roda @modaunisenai + Fashion Revolution

Curitiba

Evento no formato de talk em que a cada edição são convidados profissionais para discutir temas atuais relacionados a moda. Nesta edição iremos discutir com agentes da moda no cenário de Curitiba sobre estratégias de...
Ver detalhes

15 de Abril

Guarda-roupa inteligente

Americana

A palestra aborda sobre como ter um guarda-roupa coeso com sua realidade sem cometer exageros, ensina a coordenar looks sem ter roupas demais e a consumir de forma consciente.
Ver detalhes

programação

    All

    engaje suas redes pela

    semana fashion revolution

    MÍdia kit

    Pasta Pública Semana Fashion Revolution 2024

    guia para marcas e indústrias

    Encontre um representante ou embaixador na sua cidade

    Os representantes locais e embaixadores educacionais estão promovendo ações e criando equipes locais de voluntários em suas cidades e instituições de ensino. Junte-se a quem já está fazendo, escreva direto para o representante ou embaixador da sua cidade, e faça parte da equipe local de voluntariado.

    #QuemFezAsMinhasRoupas

    Acompanhe a semana fashion revolution no mundo

    Principais dúvidas
    Regras importantes

    É proibido produzir ou comercializar qualquer tipo de produto com logo, fontes ou frases icônicas do Fashion Revolution.

    É proibido lucrar ou cobrar acesso a qualquer ação promovida em nome do Fashion Revolution.

    Não há nenhum tipo de reembolso referente a qualquer gasto financeiro para promover ações. A Semana Fashion Revolution Brasil é promovida através de voluntariado e doações.

    O Instituto Fashion Revolution Brasil não tolera e não se responsabiliza por quaisquer ações promovidas em desacordo com os valores defendidos e função social da Instituição, podendo vir a responsabilizar por perdas e danos a quem vier a causar danos a bens ou imagem da Instituição, seus administradores, prestadores de serviços, participantes, apoiadores, parceiros, associados e demais pessoas que contribuírem na organização e realização de suas atividades.

    Equipe da Semana Fashion Revolution Brasil

    Coordenação: Marina de Luca – redes.brasil@fashionrevolution.org

    Mobilização educacional: Isabella Luglio – isabella@fashionrevolution.org

    Siga em todas as redes

    Apoie financeiramente

    Doe para o Instituto Fashion Revolution Brasil

    Considere fazer uma doação financeira para o Instituto Fashion Revolution Brasil. Sua doação também contribuirá para a expansão da organização, que tem como objetivo diversificar, informar, mobilizar comunidades e reunir pessoas e organizações em todo o país a fim de realizar ações coletivas para enfrentar os desafios sistêmicos da indústria da moda.

    Caso exista interesse em financiar algum projeto específico, escreva para Paula leal: executivo.brasil@fashionrevolution.org

    pt_BRPortuguês do Brasil