O ITMB é uma análise de grandes marcas e varejistas que operam no mercado brasileiro, classificadas de acordo com a quantidade de informações disponibilizadas publicamente sobre suas políticas, práticas e impactos sociais e ambientais, em suas operações próprias e em suas cadeias de fornecimento.
Moda Pelo Clima é uma iniciativa de advocacy do Fashion Revolution Brasil que conecta a luta por justiça climática à transformação da indústria da moda.
A Semana Fashion Revolution é uma campanha global, anual e coletiva, que busca aumentar a conscientização sobre as problemáticas socioambientais na indústria da moda. Qualquer pessoa pode participar e fazer sua ação!
O Fórum Fashion Revolution é uma plataforma criada para fomentar a pesquisa, o debate e a disseminação de conteúdos sobre desafios e soluções sustentáveis dentro do sistema da moda. Os trabalhos escolhidos são disponibilizados no formato de livro digital, disponível para download. Além disso, alguns ensaios são apresentados em um evento presencial.
Setembro de Segunda Mão é uma campanha nacional do Fashion Revolution Brasil que propõe romper com a lógica do excesso e convida a repensar tudo o que aprendemos sobre consumo, moda e descarte.
Como uma extensão do Fórum Fashion Revolution, esta iniciativa tem o objetivo de ampliar o debate e o pensamento crítico, decolonial e diverso, aprofundando a produção de conhecimento brasileiro em moda e sustentabilidade.
A campanha promovida pela Artplan, em parceria com o projeto Desierto Vestido (Tarapacá), o Fashion Revolution Brasil e a VTEX, alcançou repercussão internacional, sendo publicada em diversas mídias e idiomas. A ação é prova de que seguimos mobilizando em escala global por uma moda mais consciente, mesmo diante dos desafios às políticas de sustentabilidade.
Lançado em 2021 em parceria com a Editora Reviver, o livro ‘Revolução da Moda: Jornadas para sustentabilidade’ conta com ensaios escritos por 16 mulheres referências no assunto e foi organizado por Fernanda Simon e Eloisa Artuso. Ele se apresenta como um convite à reflexão e à ação em prol de uma moda justa e ética, que coloca a honra das pessoas e da natureza acima do lucro, sob diferentes perspectivas. Além de celebrar os 7 anos de existência do Instituto no Brasil, o livro também se destaca por ser a primeira obra impressa realizada pela organização.
O Atacama Fashion Week é o primeiro desfile de moda a acontecer no lixão do Deserto do Atacama, no Chile, onde há mais de 59 mil toneladas de roupas descartadas. A ação alerta para a urgência de repensar o descarte e a produção na moda, exigindo responsabilidade socioambiental e justiça climática.
Fashion Revolution na Cidade Tiradentes é um projeto que amplia o raio de alcance da moda, levando tal manifestação cultural para espaços que tradicionalmente não são ocupados por ela, como periferias, e alcançando jovens, mulheres negras e indígenas, PCDs, LGBTQIAP+, refugiadas e imigrantes ao posto de criadoras(es).
O Fashion Experience é uma intervenção urbana que ofereceu uma experiência imersiva aos visitantes, incentivando o engajamento dos consumidores na compreensão do processo de produção de roupas. Essa ação ocorreu duas vezes na cidade de São Paulo.
Considere fazer uma doação financeira para o Instituto Fashion Revolution Brasil. Sua doação também contribuirá para a expansão do nosso movimento, que tem como objetivo diversificar, informar, mobilizar comunidades e reunir pessoas e organizações em todo o país a fim de realizar ações coletivas para enfrentar os desafios sistêmicos da indústria da moda.