Pergunte ->
#QuemFezMinhasRoupas
#DoQueSãoFeitasMinhasRoupas
#ACorDeQuemFezMinhasRoupas

Instituto Fashion Revolution Brasil abre inscrições para o Programa de Voluntariado 2026

A iniciativa é um convite para quem deseja integrar a maior comunidade de moda pela justiça social e climática do Brasil e contribuir para a reflexão e implementação de soluções do setor

Estão abertas as inscrições para o Programa de Voluntariado do Fashion Revolution Brasil entre os dias 26 de janeiro e 09 de fevereiro de 2026. Este ano, o Instituto Fashion Revolution Brasil direciona seus esforços a fim de mobilizar pessoas para cocriar e refletir soluções para a moda. Com um forte espírito de mobilização, o movimento convida pessoas de todo o país a se inscreverem nas modalidades de Representantes Locais, Estudantes Embaixadores e Docentes Embaixadores.

O Instituto busca integrar cidadãos que desejam ir além do discurso e atuar em uma comunidade de colaboração madura, focada em unir inteligência coletiva à capacidade de realização. Ao ingressar na comunidade, os embaixadores e representantes têm acesso a uma formação crítica continuada, que os prepara para dialogar com o mercado e fomentar a sustentabilidade, a justiça climática, social e racial de forma aplicada. A atuação acontece de modo on-line, na própria cidade e região ou dentro de instituições de ensino.

O que significa participar do Programa de Voluntariado Fashion Revolution Brasil?

Integrar a comunidade de voluntários do Fashion Revolution Brasil em 2026 significa atuar em um ambiente onde o foco é a ação coletiva. A comunidade, que hoje conta com mais de 250 embaixadores e representantes, e que alcançou cerca de 800 pessoas voluntárias em 2025, consolida-se como um elo fundamental entre a sociedade civil, o setor acadêmico e a indústria.

Após 12 anos de trajetória global, o movimento no Brasil prioriza, cada vez mais, a reflexão e  implementação de soluções para a moda. O objetivo é utilizar a Semana Fashion Revolution não apenas como vitrine de conscientização, mas como uma plataforma de advocacy e diálogo propositivo, na qual o voluntariado é capaz de engajar parceiros públicos e privados em ações de impacto.

 

Modalidades de voluntariado:

 

1. Representantes Locais:

[Porta-voz e Mobilizador Comunitário]

São os pontos focais do Instituto em seus territórios. Têm a responsabilidade de disseminar as pautas da organização, construir e mobilizar a comunidade local. Seu foco é promover ações durante a Semana Fashion Revolution, aproximando o público das soluções propostas pelo movimento.

Atenção: nas cidades que já possuem Representantes, você pode se juntar à equipe local de voluntários. Basta enviar um e-mail para o Representante da sua cidade solicitando a entrada. Acesse a lista atual aqui

INSCREVA-SE
 

 

Estudantes Embaixadores:

[Porta-voz e Mobilizador Estudantil]

São porta-vozes do movimento dentro  de suas instituições de ensino (escolas, faculdades, cursos técnicos, etc.), responsáveis por realizar ações em suas instituições de ensino, sobretudo durante a Semana Fashion Revolution. Também atuam para estimular o diálogo  e conscientização sobre a indústria da moda entre a comunidade acadêmica.

INSCREVA-SE
 

 

3. Docentes Embaixadores:

[Porta-voz e Mobilizador Acadêmico]

Somam forças à mobilização com os estudantes, além de também serem responsáveis por promover ações durante a Semana Fashion Revolution dentro das instituições de ensino.

São estimuladores do pensamento crítico dentro de sala de aula, discutindo e aplicando atividades a partir das pautas e  materiais produzidos pelo Instituto.

 

INSCREVA-SE
  •  
  • Faça parte da nossa comunidade: inscrições abertas de 26 de janeiro a 09 fevereiro

POSTS RELACIONADOS

Instituto Fashion Revolution Brasil abre inscrições para o Programa de Voluntariado 2026
Reflexões de uma mulher nortista na COP30
Índice de Transparência da Moda: Edição Clima é selecionado como solução climática pelo Mutirão da COP30
A noite em que o mundo desabou
56% dos brasileiros são negros, mas onde estão suas histórias nos mapas?
Setembro de Segunda Mão 2025: campanha propõe mobilização nacional para fortalecer a moda circular
Conheça o livro recém-lançado “Cânhamo é revolução: por uma moda mais justa e sustentável
Upcycling de Cabelos: a moda pode se reinventar com os fios sintéticos que iriam para o lixo?
O que queremos da moda em 2025?